quinta-feira, 28 de outubro de 2010

reportagem no site Conexão Aluno - 28/09/2010

Por Carolina Nunes

Uma vez por ano, a Mostra Geração, que faz parte do Festival do Rio, exibe filmes de estudantes em grandes cinemas cariocas. É uma oportunidade única de apresentar o trabalho desenvolvido por eles nas aulas e oficinas de cinema. Curtas, longas e animações fazem parte da lista.

Nesta terça-feira (28/09), segundo dia da Mostra, duas escolas da rede estadual tiveram a oportunidade de apresentar seus trabalhos e receberam os aplausos do público. Duas animações do Colégio Estadual Guadalajara, em Duque de Caxias, ‘Coração - a fonte do amor’ e ‘Cadeado perdido’, foram as únicas exibidas de sua categoria. Tudo começou com o trabalho da professora de Artes Letícia Carvalho, que aplicou uma oficina de animação gráfica na escola. “Estudamos desde fotografia até animação. Queria ensiná-los a darem vida ao que não tem, esse é o princípio de todo o trabalho. Fizemos várias imagens e elas criaram toda a narrativa”, disse.

A aluna do 8º ano do Ensino Fundamental Andressa Nascimento da Silva, 15 anos, foi à mostra ver seu trabalho ‘Coração - a fonte do amor’ na telona e ficou surpresa. “Eu não imaginava que ia chegar até aqui. Foi uma brincadeira que começou com o incentivo das minhas amigas. Estou muito feliz”, contou. Já Natalia da Silva Santanna, 14 anos, aluna do 9º ano do Ensino Fundamental, foi responsável pela animação ‘Cadeado perdido’. “Foi a primeira vez que tive contato com algo do gênero. Se eu tiver uma ideia bem bacana, espero participar no ano que vem. Agora já sei com o que quero trabalhar”.

De acordo com a curadora da Mostra e coordenadora da Escola Audiovisual Cinema Nosso Felícia Krumholz, o cinema ajuda a mudar o aluno de maneira surpreendente. “Eles mudam da água pro vinho. Já fizemos experiências com crianças que tinham problemas de aprendizado e o resultado é impressionante. Se você quer descobrir um mundo novo de pessoas que vivem de maneira diferente, que têm formas diferentes de pensar e maneiras diferentes de agir é melhor vir para o cinema”.

Leia a reportagem na íntegra no site:
http://www.conexaoaluno.rj.gov.br/festival_rio2.asp 

Nenhum comentário:

Postar um comentário